O Brasil é um dos países que mas investem em tecnologia, sabia? Os dados de 2023, conforme estudo do IDC, indicam que o país aplicou US$ 50 bilhões no mercado de software e hardware.
Com esses números, o Brasil ultrapassou a Coreia do Sul e a Itália e voltou a estar entre as 10 potências globais em investimentos tecnológicos.
Percebe-se como as empresas nacionais acreditam no poder da inovação. O ERP é um desses sistemas que estão nesse barco de investimentos, que passa a ser implementado nos principais setores gerenciais das organizações.
Inclusive, na área de gestão de serviços, esse é um recurso que não pode deixar de “fazer parte do time”.
Mas, por que é crucial fazer uso dessa solução? Você vai entender neste artigo, com os principais benefícios do sistema de gestão para serviços.
A importância de um sistema para gestão de serviços
A gestão de serviços possui desafios particulares, como o monitoramento de custos e controle financeiro.
Desde os processos mais simples até os que necessitam de mais atenção, o sistema é crucial para centralizar e integrar informações, com o propósito de auxiliar o empreendedor ter controle dos processos e manter um padrão de qualidade
Sabemos que controlar custos, detalhar contratos, emitir notas fiscais e outras tarefas financeiras demandam tempo e esforço. Por conta desses fatores, as empresas buscam tecnologias que dinamizam e descomplicam a rotina.
Para os pequenos negócios que precisam lidar com gestão de serviços, o ERP é crucial, já que entrega informações importantes com facilidade e economia tempo por meio da eliminação de várias tarefas manuais, como emitir cada uma das ordens de serviço.
Dessa maneira, com tempo hábil para agarrar as oportunidades que surgem, e com base em informações reais, os empreendedores têm a chance de propor negócios e, obviamente, manter os que já existem.
Como sei que preciso do software para gerir meus processos?
Em empresas com equipes menores ou só com o empreendedor, podem ocorrer acúmulo de atividades e ausência de tempo para perceber quais são as melhorias necessárias. A repetição de tarefas manuais, principalmente burocráticas, realmente impactam negativamente na produtividade.
Neste momento vulnerável, muitos negócios ficam estagnados e o empreendedor se pergunta “o que levou a essa situação?”.
Surpresas parecidas com a citada acima podem ser evitadas com o uso de um software que automatiza atividades.
Agora, avalie a situação da sua empresa e compreenda quais são a dores que um software de gestão pode auxiliar a resolver. Veja alguns exemplos:
- Descontrole de custos;
- Dificuldade em prever demandas e se planejar;
- Problemas com a integração entre contabilidade e setor financeiro;
- Falta de padronização dos processos;
- Relação fragilizada com clientes;
- Perda contato de potenciais clientes;
- Perda de informações internas e externas;
- Demora para negociar ou dificuldade;
- Erro no acompanhamento de desempenho.
Identificou algumas dessas fragilidades no seu negócio? Se sim, este é o momento de implementar um sistema de gestão de serviços, para que a produtividade e crescimento da empresa não sejam comprometidas.
Leia também: ERP para pequenas empresas: entenda sua importância
Benefícios do sistema de gestão para serviços
1. Eficiência de processos
A automatização das atividades torna os processos mais eficientes e garantia que todas as tarefas são efetivas.
O trabalho das pessoas é mantido com o auxílio da tecnologia, que potencializa a produtividade de todo o time. A solução otimiza processos e reduz erros operacionais.
2. Centralização de dados
Para entregar tanta otimização, o software acessa as áreas de gestão, integra e centraliza os dados.
As informações acessíveis em tempo real, localizadas em um mesmo sistema com segurança, auxilia na tomada de decisão estratégica.
3. Organização e controle cada etapa do negócio
Desde negociação de contratos até emissão de notas, o software organiza e controla cada etapa do negócio. Assim, o empreendedor acompanha de perto cada processo, permitindo a criação de estratégias, análise de oportunidades e identificação de problemas.
4. Priorização de serviços
Por meio de um painel que facilita a visualização de todos os trabalhos, a gestão pode avaliar se há algum contrato que deva ter mais acompanhamento e outras possibilidades.
Com ERP, verifica-se em quais serviços gasta menos e lucra mais, ou vice-versa, além de novamente identificar oportunidades.
5. Assertividade no atendimento ao cliente
É importante manter os contratos sempre organizados, assim como pagamentos e recibos, conforme regras do contrato.
Com o sistema de gestão para serviços, o empreendedor mantém essa rotina constante, a fim de não deixar o cliente esquecido.
6. Redução de custos
A redução de custos, obviamente, chama mais atenção dos empresários. A administração do negócio com um ERP se beneficia de todas as vantagens citadas ao longo deste conteúdo que, consequentemente, diminui gastos.
Vantagem extra: chega de “apagar incêndios”
“Enxugar” gastos faz parte d cotidiano de toda empresa, no entanto, para um bom planejamento, é importante que o foco esteja em evitar despesas sem estratégias.
Sabendo disso, há uma procura por softwares que elevam a produtividade ao ponto de surtir efeitos na previsibilidade de gastos, para não precisar mais “apagar incêndios”, mas sim em se preocupar em crescer.
Formulário material rico
O módulo de serviços do Nuvy ERP
A gestão de serviços do Nuvy ERP entrega funcionalidades que otimizam a rotina dos empreendedores, com as principais automatizações e organizações de tarefas, como:
- Emissão de notas e recibos de prestação de serviços.
- Controle de contratos.
- Monitoramento financeiro.
- Gestão de recorrência.
O Nuvy ERP pode ser um parceiro na gestão da sua empresa, acompanhando desde o fechamento de negócios até a organização dos contratos.
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