Pós-venda: O valor real para o seu negócio. 

O maior resultado de um negócio não é a venda e, calma, sabemos que ela é importante, mas é no pós-venda que os valores além do financeiro chegam. 

E como chegar a estes valores? A resposta é prática: a fidelização do cliente.

As vendas além das vendas 

Infelizmente ainda há quem pensa que depois da venda o serviço acaba e daí é cada um para o seu lado. 

Pensamento errado, pois, se o cliente está satisfeito durante sua jornada de compra, a abertura para outros clientes é só questão de tempo. 

É nesse sentido que surge o pós-venda – uma estratégia importante que pode aumentar seus números e a respeitabilidade no mercado. 

Venha entender a estruturar essa estratégia no artigo de hoje. Não perca! 

Entenda o que é o pós-venda 

Vender é bom, mas o melhor é saber que o produto/serviço é bem-feito. 

O pós-venda é a chance de ouro para aumentar a comunicação com o cliente, saber se ele está satisfeito com a compra ou precisa de alguma ajuda. 

Ele bem executado cria cenários para a fidelização, satisfação e novas oportunidades de negócio. Bora, conferir os principais benefícios da estratégia: 

A fidelização de clientes no pós-venda

Com praticidade você pode conseguir desenvolver a fidelização com seus clientes, mostrando a sua presença em contatos após a venda. Isso vai criar a valorização deles com a marca e a probabilidade de recorrerem novamente ao produto/serviço. 

Satisfação do cliente, essa é a chave! 

O cliente gosta de sentir que está apoiado em toda a experiência de compra, se você fizer isso a chance de aumentar a satisfação dele com aquilo que está sendo ofertado é quase certa! 

Novas oportunidades com o pós-venda

E o pós-venda abre a possibilidade de gerar novas oportunidades de vendas.  

Afinal, quando o cliente está satisfeito com a compra, ele pode estar mais disposto a comprar novamente ou indicar a empresa para outras pessoas, o tal do marketing “boca a boca”. 

Identifique melhorias no seu produto/serviço 

Com ajuda do pós-vendas identifique o que deve ser melhorado, seja na jornada de compra ou até mesmo com o produto/serviço.  

A partir disso é possível solucionar o problema e fazer com que ele não se repita em outras compras. 

E fazer um pós-venda é caro? 

Nem só o investimento financeiro pode sustentar a estratégia de pós-venda, mas também a criatividade. Conheça algumas estratégias criativas que separamos para você: 

Desconto em outros produtos 

Sabe aquela famosa ideia de complementar a compra com outro produto que tenha um desconto X, pois bem, essa é a sacada.  

É possível ainda estimular a oferta na mesma compra ou através de itens relacionados, fica a dica! 

Convite para eventos online ou presencial 

No dia a dia a mistura do virtual com o presencial é frequente, você pode criar um evento com tom de exclusividade e importância para o cliente junto à sua marca.  

Está aí a chance de fortalecer o relacionamento com ele, abrindo chances de falar de outros produtos ou de novas ideias. 

E mesmo que ele não participe, só o envolvimento vai demonstrar que suas intenções são as melhores. 

Indicações para a marca 

Nessa estratégia, o incentivo é fazer com que o cliente faça uma propaganda da empresa, podendo ser um fechamento de venda após uma indicação.  

Em alguns casos use também as redes sociais e dê mais força à ideia, ofertando algo para aqueles que propagarem a marca pela internet.  

Além disso, existem diversas formas de estímulos, como: 

  • Indicação para ganhar um desconto; 
  • Indicação para ganhar um produto; 
  • Recompensas, a partir de um número estipulado de clientes indicados; 
  • Premiação por envolvimentos nas redes sociais e indicação de novos seguidores. 

Viu, como dá para fazer bastante coisa!? É claro, que algumas delas precisam de um investimento, mas é a criatividade o maior valor da estratégia. 

Resumo 

O objetivo do pós-venda é criar uma relação de confiança e fidelidade com o cliente. 

Essa estratégia é importante para as vendas, pois garante que ele se torne um cliente recorrente e possa indicar a empresa para outras pessoas 

E não se esqueça: invista no atendimento personalizado, mantenha o contato com o cliente, use a criatividade para oferecer benefícios exclusivos e esteja sempre presente! 

E por falar nisso… 

A Nuvy conta com um atendimento prático e humanizado 

Oferecemos aos nossos clientes uma plataforma moderna e com pessoas de verdade! 

Tanto que até no Nuvy ERP® possuímos uma jornada que define os objetivos do usuário para que ele chegue à sua melhor versão sempre. 

Porque mais do que vender, queremos torná-lo imparável com a tecnologia. Conheça mais sobre a gente aqui e voe alto no mercado. 

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