Na hora de colocar o seu produto para vender existe um detalhe importante que a grande parte dos empreendedores não entendem, a precificação do produto.
Além da qualidade, matérias primas, tempo e conhecimento envolvido no produto/serviço os custos precisam estar bem mapeados a fim de garantir o preço justo ao consumidor e o retorno cabível ao empreendedor.
É nesse sentido que vamos trazer no artigo de hoje o que você precisa para ter equilíbrio no preço. Vem com a gente!
Gestão financeira equilibrada na precificação
Antes de começarmos, é preciso ressaltar que um valor agressivo ou fora da realidade pode trazer danos à gestão financeira. Isso porque, mais do que dores de cabeça há a chance também de falir a empresa.
1-Esteja por dentro do custo por unidade
Se o produto foi criado por você ou via terceiros, o entendimento de custo por unidade protagoniza a formulação da precificação.
É preciso entender em caso de produção própria o tempo e o valor da sua mão de obra. Através desses números, você vai dividir o somatório pela quantidade dos produtos para chegar ao tão esperado preço por unidade.
2- Gerencie os custos e despesas
O começo de tudo é entender que custos e despesas são coisas diferentes.
Uma vez que os custos estão ligados à produção dos bens e serviços oferecidos, já as despesas relacionam os gastos que não fazem parte do processo produtivos, porém, são necessários para a jornada de operação.
Conheça abaixo alguns tipos de custos e despesas que precisam ser calculados:
Custos tradicionais na precificação
- Matérias-primas
- Fornecedores
- Embalagens
- Produção
Despesas tradicionais da precificação
- Locações de máquinas
- Aluguel
- Contas de consumo
- Folhas de pagamento
Inclua também nesses cálculos os valores com impostos e taxas que serão recolhidos conforme o regime tributário do seu negócio.
3- De olho na margem de lucro
Quando falamos de preço não relacionamos apenas os custos e despesas dos negócios, mas também da parte boa: o retorno financeiro e a evolução da empresa.
Nesse sentido é importantíssimo a definição da margem de lucro, isto é, a porcentagem do valor recebido da venda, claro, que depois de retirados os custos de todo o processo.
Na prática seria, por exemplo, se um produto vale o total de R$ 50 e você repassa ao mercado por R$ 100, o lucro é de R$ 50, ou seja, a margem de lucro é equivalente a 50%.
Uma das maneiras mais comuns de uma empresa precificar produtos é usar a fórmula do Markup, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto dividido pelo custo do produto, multiplicado por 100.
O markup ajuda a garantir que as despesas gerais da empresa, como aluguel, salários e marketing, estejam incluídas no preço final do produto.
4- Faça o cálculo do markup
No entanto, o Markup pode variar de acordo com o setor e a concorrência, e é importante que a empresa esteja ciente de seu mercado e das margens de lucro típicas.
Na prática:
O markup = [(Preço de venda – Custo do produto) / Custo do produto] x 100.
5- Análise de valor na precificação
Outra abordagem de precificação é a análise de valor, que leva em consideração o que o cliente percebe como o valor do produto e cobra um preço com base nesse valor percebido. Isso pode ser usado em produtos exclusivos, que são vistos como superiores aos concorrentes, e pode permitir que a empresa cobre um preço mais alto.
6- Crie o hábito de pesquisar o mercado
É claro que o ato de precificar não é tão fácil quanto parece, por isso, é tão importante entender o seu segmento, saber como os concorrentes se portam e cobram, mas também criar o hábito de gerar pesquisas que podem te dar dados preciosos para a definição do seu valor de venda.
Com a análise, entenda se o que está sendo cobrado é condizente ou ultrapassa a barreira de mercado.
Busque a lucratividade do jeito certo
A lição básica da precificação é buscar a lucratividade, isto é, ter menos gastos do que se ganha.
Então bora recapitular o que trouxemos neste artigo:
- Separe o que é custo e despesa;
- Esteja por dentro do custo por unidade;
- Fique ligado à margem de lucro;
- Calcule o Markup;
- Faça a análise de valor sempre;
- Pesquise os seus concorrentes e os preços de mercado.
E para finalizar…
Deu para notar que uma boa precificação ultrapassa a barreira dos números, afinal, ela encaminha o sucesso das suas operações e da saúde financeira. Dessa forma, fique sempre atento e promova as melhores condições para o seu negócio.
Até a próxima!