Por dentro da precificação de produto  

Mulher empreendedora focada nas venda

Na hora de colocar o seu produto para vender existe um detalhe importante que a grande parte dos empreendedores não entendem, a precificação do produto. 

Além da qualidade, matérias primas, tempo e conhecimento envolvido no produto/serviço os custos precisam estar bem mapeados a fim de garantir o preço justo ao consumidor e o retorno cabível ao empreendedor

É nesse sentido que vamos trazer no artigo de hoje o que você precisa para ter equilíbrio no preço. Vem com a gente! 

Gestão financeira equilibrada na precificação

Antes de começarmos, é preciso ressaltar que um valor agressivo ou fora da realidade pode trazer danos à gestão financeira. Isso porque, mais do que dores de cabeça há a chance também de falir a empresa. 

1-Esteja por dentro do custo por unidade 

Se o produto foi criado por você ou via terceiros, o entendimento de custo por unidade protagoniza a formulação da precificação. 

É preciso entender em caso de produção própria o tempo e o valor da sua mão de obra. Através desses números, você vai dividir o somatório pela quantidade dos produtos para chegar ao tão esperado preço por unidade. 

2- Gerencie os custos e despesas 

O começo de tudo é entender que custos e despesas são coisas diferentes. 

Uma vez que os custos estão ligados à produção dos bens e serviços oferecidos, já as despesas relacionam os gastos que não fazem parte do processo produtivos, porém, são necessários para a jornada de operação. 

Conheça abaixo alguns tipos de custos e despesas que precisam ser calculados: 

Custos tradicionais na precificação

  • Matérias-primas 
  • Fornecedores 
  • Embalagens 
  • Produção 

Despesas tradicionais da precificação

  • Locações de máquinas 
  • Aluguel 
  • Contas de consumo 
  • Folhas de pagamento 

Inclua também nesses cálculos os valores com impostos e taxas que serão recolhidos conforme o regime tributário do seu negócio. 

3- De olho na margem de lucro 

Quando falamos de preço não relacionamos apenas os custos e despesas dos negócios, mas também da parte boa: o retorno financeiro e a evolução da empresa. 

Nesse sentido é importantíssimo a definição da margem de lucro, isto é, a porcentagem do valor recebido da venda, claro, que depois de retirados os custos de todo o processo. 

Na prática seria, por exemplo, se um produto vale o total de R$ 50 e você repassa ao mercado por R$ 100, o lucro é de R$ 50, ou seja, a margem de lucro é equivalente a 50%. 

Uma das maneiras mais comuns de uma empresa precificar produtos é usar a fórmula do Markup, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto dividido pelo custo do produto, multiplicado por 100.  

O markup ajuda a garantir que as despesas gerais da empresa, como aluguel, salários e marketing, estejam incluídas no preço final do produto.  

4- Faça o cálculo do markup 

No entanto, o Markup pode variar de acordo com o setor e a concorrência, e é importante que a empresa esteja ciente de seu mercado e das margens de lucro típicas. 

Na prática: 

O markup = [(Preço de venda – Custo do produto) / Custo do produto] x 100.  

5- Análise de valor na precificação

Outra abordagem de precificação é a análise de valor, que leva em consideração o que o cliente percebe como o valor do produto e cobra um preço com base nesse valor percebido. Isso pode ser usado em produtos exclusivos, que são vistos como superiores aos concorrentes, e pode permitir que a empresa cobre um preço mais alto. 

6- Crie o hábito de pesquisar o mercado 

É claro que o ato de precificar não é tão fácil quanto parece, por isso, é tão importante entender o seu segmento, saber como os concorrentes se portam e cobram, mas também criar o hábito de gerar pesquisas que podem te dar dados preciosos para a definição do seu valor de venda. 

Com a análise, entenda se o que está sendo cobrado é condizente ou ultrapassa a barreira de mercado. 

Busque a lucratividade do jeito certo 

A lição básica da precificação é buscar a lucratividade, isto é, ter menos gastos do que se ganha. 

Então bora recapitular o que trouxemos neste artigo: 

  • Separe o que é custo e despesa; 
  • Esteja por dentro do custo por unidade; 
  • Fique ligado à margem de lucro; 
  • Calcule o Markup; 
  • Faça a análise de valor sempre; 
  • Pesquise os seus concorrentes e os preços de mercado. 

E para finalizar…

Deu para notar que uma boa precificação ultrapassa a barreira dos números, afinal, ela encaminha o sucesso das suas operações e da saúde financeira. Dessa forma, fique sempre atento e promova as melhores condições para o seu negócio. 

Até a próxima!

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