No mundo diversificado dos negócios, os empreendedores atuam com desafios constantes para atender às expectativas dos consumidores.
Com a agilidade e a inovação dos tempos atuais, uma estratégia vem ganhando destaque no dia a dia empresarial: o Omnichannel.
Para mostrar como essa abordagem pode transformar a maneira como as empresas se posicionam e mantêm a presença junto aos seus clientes, criamos este artigo.
Vem com a gente! 😊
Mas o que é o omnichannel?
Imagine criar um cenário de atendimento completo para proporcionar uma experiência única ao cliente. É isso que o Omnichannel garante: independentemente do canal que os usuários ou consumidores escolham, eles podem se conectar à marca.
Na prática, significa integrar os diversos meios de atuação da empresa, seja no ambiente físico, e-commerce, aplicativos, redes sociais e atendimento em geral.
Tudo isso unificado e com sinergia direcionada à satisfação!
No Omnichannel, o mais é mais.
Basicamente, os clientes podem iniciar uma interação em um canal e finalizá-la em outro, sem perder a qualidade daquilo que idealizaram e, acima de tudo, do atendimento.
Vou trazer aqui um grande exemplo: imagine que você pesquisou um produto na internet e, para ter certeza através da experimentação, vai até a loja física. Logo depois, realiza a compra pelo aplicativo da empresa.
Viu, mesmo com ações diferentes todo esse ciclo faz parte integrante do Omnichannel, pois essas etapas foram integradas, proporcionando uma experiência coesa até o fechamento do negócio.
Abaixo estão alguns lugares que adotam essa estratégia:
- Lojas físicas
- E-commerces
- Apps
- Redes sociais
- Plataformas de atendimento
- Chatbots
- Pontos de retirada
- Serviços de entrega
Um aliado que pode ser ainda mais notado
O adjetivo “eficiência” é o que melhor se adequa ao Omnichannel, mas muitas empresas ainda não o utilizam.
Uma pesquisa realizada pela VTEX comprovou que 55% das companhias ainda estão em estágios iniciais no que diz respeito à Omnicanalidade.
Isso coloca um sinal de alerta nas organizações, uma vez que o estudo apontou que as maiores lacunas estão relacionadas à gestão do estoque e ao controle de pedidos. Atividades essas que impactam fortemente na satisfação dos clientes.
Então, aqui está uma boa dica para se aprofundar e colocar o Omnichannel em prática!
Como o omnichannel apoia os empreendedores?
Deu para notar que a proximidade da marca é uma das vantagens para os empreendedores. Isso porque ela auxilia na competitividade em meio a um mercado tão acirrado. Veja abaixo os benefícios da estratégia:
Clientes satisfeitos.
A maior conquista de uma empresa é a satisfação do cliente. Ao oferecer uma experiência integrada e presente em todos os canais, os consumidores sentem a facilidade, o que, por outro lado, favorece a valorização e a compreensão deles em relação à marca.
Fidelização e retenção.
A sinergia do Omnichannel, quando feita com qualidade, promove aos clientes um senso de pertencimento, fazendo com que eles se afeiçoem à marca de maneira positiva e com muito mais chances de voltarem a comprar com a empresa.
Vender, vender e vender
Como dizia a simples frase de Ciro Bottini: “Vender, vender e vender!” — e é preciso dizer: ele está certo!
Afinal, ao conectar vários canais e permitir que os clientes escolham como interagir, a marca aumenta sua presença, gerando assim diversas oportunidades de venda.
Eles também descobrem novos produtos, entendem as avaliações feitas por outros consumidores e, claro, finalizam a tão esperada compra onde e como quiserem.
Gestão de estoque em tempo real
As facilidades ultrapassam barreiras e alcançam até o estoque. A integração dos canais proporciona uma visão unificada da área, mas não substitui a importância de controlar os processos por meio de um sistema de gestão.
A estratégia, junto a um sistema, garante o planejamento e o controle, evitando problemas como falta de produtos ou excesso de estoque.
Direcionamento dos dados
Com o Omnichannel a coleta de dados, assim como o direcionamento sobre o comportamento e as preferências dos clientes em cada canal é aprimorada e facilita as ações de aproximação com os consumidores.
Isso porque é possível personalizar suas campanhas, oferecer ofertas atrativas e, o mais importante, aumentar as chances de conversão.
Como adotar o Omnichannel?
Para implementar essa estratégia, é preciso seguir algumas etapas. Listamos elas abaixo:
1- Conhecer o público.
É importante entender os desejos dos clientes, focar nas necessidades e, acima de tudo, na experiência deles, a fim de desenvolver uma estratégia Omnichannel eficaz.
2- Integrar os canais.
Além disso, o trabalho deve ser integrado do físico ao digital. No final, os canais de vendas e comunicação terão o mesmo objetivo: concretizar a compra.
Lembrando que a qualidade é fundamental para que os clientes possam interagir de maneira prática e sem problemas.
Leia também: 6 dicas para começar a vender na internet.
3- Investir em tecnologia.
Utilize ferramentas e sistemas de gestão adequados para integrar os canais e garantir uma experiência Omnichannel consistente.
4- Estar por dentro das métricas.
Acompanhe os resultados, colete feedback dos clientes e faça ajustes contínuos em sua estratégia de Omnichannel para mantê-la alinhada às expectativas dos consumidores.
Empreenda com o Omnichannel ao seu lado!
Essa estratégia provou ser fundamental para os empreendedores que desejam alcançar bons resultados e permanecer presentes na vida dos consumidores.
Ao integrar cada etapa do negócio, a chance de oferecer um atendimento marcante aumenta, elevando a satisfação do cliente, a fidelidade e impulsionando as vendas.
Investir no Omnichannel é levar o negócio ao topo!
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