Comprar na internet é um ato universal. E, convenhamos, quem nunca comprou algo e ficou ansioso para receber o pedido, não é mesmo?
Por isso, os processos das lojas virtuais estão em constante evolução — justificado pelo ambiente acelerado e altamente competitivo do comércio eletrônico.
O fulfillment, por exemplo, surgiu para trazer mais excelência no atendimento dos pedidos. Inclusive, é sobre ele que falaremos. Acompanhe a leitura!
Conheça o fulfillment?
Em termos diretos, o fulfillment, que traduzido do inglês quer dizer “cumprimento” se dá ao processo ao qual o consumidor faz o pedido e finaliza na entrega do produto com sucesso.
Ele impacta positivamente toda a operação logística, seja ela interna ou dos vendedores (sellers) e até mesmo nas empresas que já possuem em sua estrutura diversos sistemas voltados para essa atividade.
Atualmente, quem compra algo busca organização e compromisso. Esses pilares ditam as entregas de produtos e serviços das companhias em relação à experiência dos clientes, o que abre caminhos para a satisfação e fidelização deles com a marca.
Conhecendo as etapas do fulfillment
O início das etapas começa com:
1- O recebimento do pedido.
2- O processamento do pagamento;
3- Embalo da mercadoria;
4- Envio do produto;
5- Rastreamento.
Além disso, esse é um processo que precisa estar em total sinergia, pois qualquer falha ou atraso pode gerar insatisfação aos consumidores.
Recebimento:
Aqui, ao ser contratada a empresa faz toda a gestão de recebimento de mercadorias, produtos da logística, controle de qualidade e etiquetagem.
Estoque:
Nada mais é do que o local que estão alocados os produtos, nele, é possível registrar as quantidades reais dos itens e atualizá-los em cada venda.
Pick a Pack:
É o momento do processamento do pedido e permite que a entrega seja efetuada sem atrasos, facilitando as coletas do produto no estoque até o esperado envio.
Embalagem:
Está aí um ponto de cuidado: a embalagem! Essa ação pode colaborar a evitar problemas gigantescos e, claro, prejuízos. A atividade deve prezar pelas condições ideais ao consumidor para evitar trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve.
Entrega:
Parte final a ser aplicada, nela é feita a seleção da transportadora e envio do código de rastreio. Esse ciclo deve conter muita cautela, principalmente na condução dos produtos até o automóvel, o trajeto do veículo e a segurança da mercadoria.
E não poderíamos esquecer a importância do prazo para o frete!
Pós-Venda:
É, um negócio não é apenas sobre vender, mas também como cuidar. Manter um atendimento próximo e um suporte dedicado ao cliente é extremamente importante para que os resultados apareçam, nunca se esqueça!
Leia também: Pós-venda o valor real para o negócio
O fulfillment é sinônimo de facilidade
E que a verdade seja dita, todo o processo bem seguido é a ponte para o bom cumprimento das operações.
Para eliminar o receio que possa aparecer sobre a atividade, hoje, existem empresas que terceirizam toda a operação do fulfillment, o que elimina por completo essa dificuldade. Veja mais abaixo!
O mercado full: livre para melhorar suas entregas
Uma grande empresa que utiliza o fulfillment é o Mercado Livre — e, cá entre nós, você já deve ter comprado algum produto com eles, né!?
O Mercado Livre oferece uma opção de entrega chamada “Full”. Essa opção dá ao vendedor um depósito exclusivo dedicado ao estoque.
Nesse modelo o Mercado Livre fica encarregado pelo processo de embalagem, envio e pós-venda dos itens, um verdadeiro facilitador para quem vende, concorda!?
Entenda as diferenças do modelo full para os demais
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- Os produtos terão a vantagem de aparecer no topo das buscas na plataforma;
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- As vendas podem ser entregues no próximo dia, sábados e em alguns casos até no mesmo dia;
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- Se o vendedor fizer parte da classificação Mercado Líder ou Loja Oficial, mensalmente o Mercado Livre devolverá uma parte do valor pago pelo frete grátis full em produtos a partir de R$ 99.
Para ser full, o que precisa?
Inicialmente o vendedor tem que receber um convite do Mercado Livre e, ainda, estar no grupo de loja oficial ou parceiro platinum.
E cabe entender que, para se tornar um parceiro platinum, é preciso ter um volume de vendas considerável, isto é, manter um bom ritmo com a plataforma.
Outro ponto, além de um volume de vendas considerável, os comentários e feedbacks também precisam estar no padrão e, principalmente, os consumidores satisfeitos com as entregas.
Fulfillment e o Marketplaces: juntos e conectados
Portanto, hoje, sem o fulfilment é bem difícil manter o padrão, a segurança e a competitividade, principalmente nas vendas online! Ainda mais ao atuar diretamente com as principais plataformas de marketplaces do mercado.
Sem falar que sem um controle efetivo, os custos com avarias, logísticas e atrasos podem duplicar, fazendo com que o lucro se distancie da vida do empreendedor.
Os problemas sem o fulfillment
1- Quando uma loja tem menos clientes ou vende menos produtos, ela acaba perdendo a vantagem da economia de escala;
2- As vendas se tornam ineficientes quando os vendedores operam os armazéns sem apoio da tecnologia;
3- Sem tecnologia, o trabalho manual pode trazer falhas, retrabalhos e menos produtividade;
4- Com a perda de produtividade, as transportadoras aumentam os seus custos.
5- Sem integração com um sistema de gestão, pode ser complicado alcançar bons resultados.
6- O acúmulo de prioridades pode aumentar o descontrole sobre a gestão, por isso, a terceirização do fulfillment apoiada a um sistema de gestão transmite mais agilidade no acompanhamento das demandas.
A importância da terceirização
Muitas empresas enfrentam altos custos ao atender às necessidades dos clientes internamente, devido à exigência de estrutura física e mão de obra. Além disso, essa gestão interna pode desviar o foco da empresa de sua atividade principal.
Por isso, muitas organizações vêm adotando a terceirização, contratando serviços especializados em fulfillment.
Isso resulta em uma atividade mais eficiente, possibilitando a redução dos encargos sociais e novas contratações até custos com manutenção da estrutura física.
E o principal: entregas em dia e clientes sempre satisfeitos!
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A gente sabe que vender mais e melhor é o desejo da maioria dos empreendedores, por isso, o Nuvy ERP conta com integrações nativas nos principais marketplaces do país — e pode te ajudar a aperfeiçoar o seu negócio também no modelo de fulfillment.
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