A internet adicionou ao empreendedorismo uma nova dimensão: a da versatilidade digital. Ela literalmente ativou o interesse crescente de muitas pessoas em abrir empresas e construir uma jornada empreendedora.
Contudo, estar apenas presente em um mundo conectado não é suficiente, é preciso constância para se manter atualizado no mercado.
Se você tem pesquisado sobre como ingressar no empreendedorismo digital e está pronto para dar a largada nesse universo, acompanhe a leitura e descubra tudo o que é necessário para alcançar o sucesso nesse cenário em constante evolução!
Entendendo o empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital faz jus ao seu nome, referindo-se à criação e gestão de um negócio que opera principalmente no ambiente virtual, utilizando tecnologias e a internet como base para suas operações.
Embora o empreendedorismo digital tenha surgido junto com a criação da internet, seu crescimento exponencial ocorreu nos últimos anos, especialmente com a crise global, que impulsionou a digitalização dos negócios e a ressignificação das pessoas.
Dentre os inúmeros negócios que despontaram nos últimos anos, estão em alta as lojas virtuais, serviços de alimentos como marmitarias, dropshipping e vários outros.
As vantagens do empreendedorismo digital
A onipresença do mundo digital, claro que sempre conectada à internet, diversificou o empreendedorismo para milhões de donos de negócios espalhados pelo Brasil. Isso deu a opção de adicionar grandes vantagens para aqueles que desejam iniciar um negócio próprio com custos reduzidos e mais flexibilidade na rotina. Entenda mais abaixo!
O motivo é o investimento baixo para começar
Uma das características ao se lançar ao empreendedorismo digital é a diminuição dos investimentos iniciais, quando comparado a uma empresa física. Isso ocorre, pois não há a necessidade de um recurso monetário em uma estrutura física e tampouco em formar uma equipe extensa para se posicionar. Entretanto, cada negócio é um negócio, e é importante entender o caminho a ser seguido.
Sim, o digital e o físico podem combinar!
A potência do online junto ao mundo físico também é importante — distanciando-se aqui de linhas comparativas e inserindo-as em dois universos que trabalham estrategicamente no mesmo compasso, a proporção ativa do empreendedor se torna gigantesca.
Na prática, chamamos isso de Omnichannel — que nada mais é do que integrar os diversos meios de atuação da empresa, seja no ambiente físico, e-commerce, aplicativos, redes sociais e atendimento em geral. E, claro, tudo isso organizado, integrado e direcionado ao sucesso de uma empresa.
Escrevemos mais sobre esse assunto, confira o conteúdo completo aqui. 😉
Um mercado, muitas oportunidades
Agora, venha entender alguns modelos de negócios online aos quais você pode ingressar atualmente:
Quem empreende no digital pode navegar por um mar de infinitas oportunidades, tanto é que, segundo a 48ª edição do Webshoppers, relatório da NielsenIQEbit, cerca de 53 milhões de pessoas compraram no ecommerce brasileiro no primeiro semestre de 2023. O número é 6% maior, quando comparado ao mesmo período de 2022.
Outro resultado expressivo foi o faturamento do ecommerce que chegou a R$ 119 bilhões. Nesse embalo, as lojas virtuais cresceram, e o estudo revelou ainda que negócios que optaram por operar somente online ganharam importância no setor.
E com impressionante destaque para os 62% das vendas do ecommerce advindos de lojas sem presença física — no mesmo primeiro trimestre do ano passado. Isso representa um aumento de mais de 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022.
O poder das lojas virtuais
Com a facilidade de estabelecer e gerenciar lojas virtuais, o e-commerce proporciona uma entrada acessível ao universo do empreendedorismo digital.
Nesse sentindo, os empreendedores podem se conectar diretamente aos consumidores e ampliarem a presença de marca, explorando nichos de mercado de forma ágil e eficiente.
Além disso, o e-commerce serve como um laboratório para quem está começando, facilitando o teste de produtos e o desenvolvimento nesse setor.
Embarque aqui para conhecer os tipos de e-commerce! 🚀
O embalo do Social Commerce
Talvez você não saiba, mas redes sociais têm poder de impulsionar as vendas e alcançar novos clientes de maneira gigante. A partir dessa visão surgiu o Social Commerce — uma estratégia que visa criar conteúdo atraente e estruturar as plataformas com foco em conversão e atração.
Cada vez mais integradas à vida cotidiana, os consumidores compram produtos ou serviços diretamente de postagens ou anúncios, através de botões de “comprar agora” ou lojas virtuais integradas ao Facebook Shops ou Instagram Shopping, por exemplo.
Por dentro do marketplace
Pense num shopping. Agora, lembre das diversas lojas existentes ali. Pois bem, no digital, isso se chama marketplace. Ele reúne diversos lojistas e marcas para que os consumidores realizem suas compras em um único local. A plataforma também centraliza milhões de empreendedores que acessam uma audiência potencial.
Ao integrar sua loja ao ambiente, o empreendedor aproveita a visibilidade e a confiança já estabelecidas pelos marketplaces e proporciona aos iniciantes alcancem consumidores sem os custos e desafios associados à construção de uma marca do zero.
E vale um destaque, os marketplaces proporcionam uma experiência adequada aos consumidores, agregando valor à jornada de compra deles. Fica a dica! 😉
As características do empreendedor digital
Três pilares são fundamentais para iniciar no universo online, dentre eles estão a criatividade, a organização e o conhecimento!
É necessário ter uma mentalidade empreendedora que se difira dos demais, mas é através da criatividade que se constrói o ato de inovar e de propor ações que atinjam o consumidor.
Já com a organização é possível focar na expansão do negócio a longo prazo. Ela é essencial para o planejamento e a execução eficaz dos processos mais intensos do dia a dia.
Por si só o conhecimento nunca é demais, é preciso estar ligado às melhores práticas para reduzir riscos e otimizar o planejamento da estratégia de negócio, fator fundamental na compreensão do mercado, concorrência e público.
Como Iniciar no empreendedorismo digital em 2024?
Antes de começar a jornada no empreendedorismo digital, é fundamental ter a compreensão de que não existe uma fórmula mágica para obter sucesso, o trabalho tem que ser árduo e envolver muitos testes até calibrar.
Além disso, a dedicação e o planejamento são fundamentais para oferecer produtos ou serviços de valor aos consumidores e construir um negócio lucrativo a longo prazo.
Com isso em mente, siga os principais passos para iniciar seu empreendimento digital:
Encontre um nicho de mercado
Escolha um segmento específico em que você tenha interesse e domínio. Entenda os grupos de consumidores desse setor e as necessidades comuns que você pretende resolver.
Faça um planejamento estratégico
Tenha algumas referências no radar, por exemplo, uma empresa que venha dando certo, e analise como é possível utilizar os pontos fortes dela em incentivo à sua realidade. Para focar no sucesso online, trabalhe sempre em cima de metas e, a cada venda ou conquista, entenda como aprimorar a sua performance.
De olho no financeiro sempre
Sem capital, não há negócio, portanto, liste todos os custos e investimentos necessários para iniciar sua operação. Considere precificação, fluxo de caixa, controle de estoque e obrigações fiscais.
Invista em estratégias de marketing digital
Utilize diferentes estratégias para divulgar seu negócio e alcançar seu público-alvo, como anúncios pagos, conteúdo em redes sociais e até mais adiante de parceiras com nanos influenciadores digitais.
Priorize a experiência do cliente
Ofereça um atendimento personalizado, solucione as dores dos clientes e garanta uma boa experiência de compra na sua plataforma de vendas. Esses passos são essenciais para quem deseja começar a empreender no mundo digital.
Lembre-se sempre da importância de estar atualizado, ajustar estratégias conforme o mercado evolui e manter um foco constante na satisfação do cliente para obter sucesso a longo prazo no empreendedorismo digital.
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