6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

O Brasil é um dos países que mas investem em tecnologia, sabia? Os dados de 2023, conforme estudo do IDC, indicam que o país aplicou US$ 50 bilhões no mercado de software e hardware.

Com esses números, o Brasil ultrapassou a Coreia do Sul e a Itália e voltou a estar entre as 10 potências globais em investimentos tecnológicos.

Percebe-se como as empresas nacionais acreditam no poder da inovação. O ERP é um desses sistemas que estão nesse barco de investimentos, que passa a ser implementado nos principais setores gerenciais das organizações.

Inclusive, na área de gestão de serviços, esse é um recurso que não pode deixar de “fazer parte do time”.

Mas, por que é crucial fazer uso dessa solução? Você vai entender neste artigo, com os principais benefícios do sistema de gestão para serviços.

A importância de um sistema para gestão de serviços

A gestão de serviços possui desafios particulares, como o monitoramento de custos e controle financeiro.

Desde os processos mais simples até os que necessitam de mais atenção, o sistema é crucial para centralizar e integrar informações, com o propósito de auxiliar o empreendedor ter controle dos processos e manter um padrão de qualidade

Sabemos que controlar custos, detalhar contratos, emitir notas fiscais e outras tarefas financeiras demandam tempo e esforço. Por conta desses fatores, as empresas buscam tecnologias que dinamizam e descomplicam a rotina.

Para os pequenos negócios que precisam lidar com gestão de serviços, o ERP é crucial, já que entrega informações importantes com facilidade e economia tempo por meio da eliminação de várias tarefas manuais, como emitir cada uma das ordens de serviço.

Dessa maneira, com tempo hábil para agarrar as oportunidades que surgem, e com base em informações reais, os empreendedores têm a chance de propor negócios e, obviamente, manter os que já existem.

Como sei que preciso do software para gerir meus processos?

Em empresas com equipes menores ou só com o empreendedor, podem ocorrer acúmulo de atividades e ausência de tempo para perceber quais são as melhorias necessárias. A repetição de tarefas manuais, principalmente burocráticas, realmente impactam negativamente na produtividade.

Neste momento vulnerável, muitos negócios ficam estagnados e o empreendedor se pergunta “o que levou a essa situação?”.

Surpresas parecidas com a citada acima podem ser evitadas com o uso de um software que automatiza atividades.

Agora, avalie a situação da sua empresa e compreenda quais são a dores que um software de gestão pode auxiliar a resolver. Veja alguns exemplos:

  • Descontrole de custos;
  • Dificuldade em prever demandas e se planejar;
  • Problemas com a integração entre contabilidade e setor financeiro;
  • Falta de padronização dos processos;
  • Relação fragilizada com clientes;
  • Perda contato de potenciais clientes;
  • Perda de informações internas e externas;
  • Demora para negociar ou dificuldade;
  • Erro no acompanhamento de desempenho.

Identificou algumas dessas fragilidades no seu negócio? Se sim, este é o momento de implementar um sistema de gestão de serviços, para que a produtividade e crescimento da empresa não sejam comprometidas.

Leia também: ERP para pequenas empresas: entenda sua importância

Benefícios do sistema de gestão para serviços

1. Eficiência de processos

A automatização das atividades torna os processos mais eficientes e garantia que todas as tarefas são efetivas.

O trabalho das pessoas é mantido com o auxílio da tecnologia, que potencializa a produtividade de todo o time. A solução otimiza processos e reduz erros operacionais.

2. Centralização de dados

Para entregar tanta otimização, o software acessa as áreas de gestão, integra e centraliza os dados.

As informações acessíveis em tempo real, localizadas em um mesmo sistema com segurança, auxilia na tomada de decisão estratégica.

3. Organização e controle cada etapa do negócio

Desde negociação de contratos até emissão de notas, o software organiza e controla cada etapa do negócio. Assim, o empreendedor acompanha de perto cada processo, permitindo a criação de estratégias, análise de oportunidades e identificação de problemas.

4. Priorização de serviços

Por meio de um painel que facilita a visualização de todos os trabalhos, a gestão pode avaliar se há algum contrato que deva ter mais acompanhamento e outras possibilidades.

Com ERP, verifica-se em quais serviços gasta menos e lucra mais, ou vice-versa, além de novamente identificar oportunidades.

5. Assertividade no atendimento ao cliente

É importante manter os contratos sempre organizados, assim como pagamentos e recibos, conforme regras do contrato.

Com o sistema de gestão para serviços, o empreendedor mantém essa rotina constante, a fim de não deixar o cliente esquecido.

6. Redução de custos

A redução de custos, obviamente, chama mais atenção dos empresários. A administração do negócio com um ERP se beneficia de todas as vantagens citadas ao longo deste conteúdo que, consequentemente, diminui gastos.

Vantagem extra: chega de “apagar incêndios”

“Enxugar” gastos faz parte d cotidiano de toda empresa, no entanto, para um bom planejamento, é importante que o foco esteja em evitar despesas sem estratégias.

Sabendo disso, há uma procura por softwares que elevam a produtividade ao ponto de surtir efeitos na previsibilidade de gastos, para não precisar mais “apagar incêndios”, mas sim em se preocupar em crescer.

Formulário material rico

O módulo de serviços do Nuvy ERP

A gestão de serviços do Nuvy ERP entrega funcionalidades que otimizam a rotina dos empreendedores, com as principais automatizações e organizações de tarefas, como:

  • Emissão de notas e recibos de prestação de serviços.
  • Controle de contratos.
  • Monitoramento financeiro.
  • Gestão de recorrência.

O Nuvy ERP pode ser um parceiro na gestão da sua empresa, acompanhando desde o fechamento de negócios até a organização dos contratos.

Gostaria de conhecer o software? Fale com nossos especialistas!

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