4 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa

Conheça os melhores direcionamentos financeiros para a sua empresa :)

A gestão financeira move as empresas. Uma ação que define o futuro e o agora do negócio. 

A partir disso o empreendedor deve depositar energia perante o tema financeiro pois é isso que o colocará num patamar diferente entre milhões, afinal, segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em março de 2024, 6,3 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram alcançadas pela inadimplência, número que se mantém em estabilidade desde dezembro de 2023.  

Por meio desse entendimento é nítido que grande parte dessas empresas talvez não tenham o alinhamento de sua gestão financeira ou mal possuem essas atividades mapeadas, ou seja, atuam certamente numa postura de “enxugar o gelo”. Isto é, sem preparo para lidar com as adversidades do empreendedorismo 

Venha conferir neste conteúdo algumas dicas fundamentais para preparar a rotina financeira do seu negócio! 

Então, leia o artigo completo 😉 

O que é a gestão financeira? 

Para  te responder de forma bem prática, a gestão financeira une vários processos e atividades que focam em ajudar o empreendedor a gerir os recursos do negócio. Desde ações de planejamento, análise e controle de capital. 

A premissa é permitir a saúde da operação, garantindo os custos equilibrados com os ganhos e, principalmente, potencializando o lucro obtido. 

Inclusive, a boa prática na gestão financeira ajuda na tomada de decisões em relação aos investimentos e à captação de recursos do negócio, a fim de possibilitar o seu crescimento a longo prazo. 

Quais são os principais processos da gestão financeira? 

Dentro dos processos financeiros, existem alguns que merecem destaque, veja abaixo: 

  • Planejamento financeiro, a fim de definir o caminho das metas e resultados do negócio; 
  • Gestão apurada do contas a pagar e a receber
  • Controle e gerenciamento do capital de giro; 
  • Cumprimento das emissões de notas fiscais de serviços e impostos
  • Gestão estratégica do estoque
  • Visão em tempo real das métricas e resultados da empresa. 

1- Não é tarde para criar o seu planejamento financeiro 

Em tudo na vida quando existe planejamento as coisas tendem a ser mais saudáveis com a gestão financeira não é diferente. Desde  que ela esteja bem aplicada com definição de metas e, claro, com os recursos para atingi-las. 

Diante disso, é extremamente importante conhecer cada etapa do seu processo, os custos envolvidos e os valores recorrentes recebidos. Essa postura concede ao empreendedor uma visão estratégica, elencando as prioridades da empresa destinadas ao cumprimento das metas. 

2- Domine o  fluxo de caixa  

O fluxo de caixa permite que você controle as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Por isso,  essa atividade deve ser desempenhada periodicamente por se tratar de um indicador que dá  nitidez ao cenário financeiro. 

Pensemos no fluxo de caixa como dois polos, o polo positivo significa que os lucros da empresa estão se sobressaindo perante as despesas. Já o negativo sinaliza que o gasto é superior ao que o negócio está recebendo. 

Dentro desse entendimento, o empreendedor pode sustentar suas decisões de forma assertiva e criar ações direcionadas para suprir possíveis problemas financeiros. 

3- Gerencie o capital de giro do negócio 

O dinheiro que apoia o seu negócio é também conhecido como capital de giro, que na prática é o valor disponível no negócio que serve para pagar todas as despesas e manter as atividades em dia. 

Conectado a esse indicador, o empreendedor tem o ativo necessário para executar seus compromissos financeiros e garantir uma operação saudável. 

Contudo,  há momentos que é preciso dar um vigor ao capital de giro, e isso ser feito  através de antecipação de recebíveis, que é uma operação de crédito que transforma vendas a prazo em recursos líquidos e imediatos e, em casos pontuais recorrer ao velho e famoso empréstimos (sempre com responsabilidade e planejamento). 

4- Adquira um sistema de gestão empresarial 

Planejamento, organização e efetividade, elementos importantíssimos para um negócio prosperar. Esses ingredientes são parte do que o ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão empresarial, pode transmitir à gestão do seu negócio. 

O ERP funciona coligado aos seus objetivos, principalmente em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a palavra ‘perder’ não pode ter frequência no vocabulário do empreendedor.  

Ele tem a missão de integrar desde o planejamento das compras, fornecer informações assertivas e condicionar o empreendedor em decisões assertivas. Explicamos como, confira! 

A solução centraliza as conecta várias áreas como financeiro, vendas, estoque, compras, tudo em um único lugar. Confira as principais funcionalidades: 

Fluxo de caixa  

Por meio do controle de tudo que entra e sai, o sistema acompanha em tempo real o fluxo de caixa, orientando decisões financeiras.  

Gestão de estoque  

De maneira automatizada, o ERP apresenta dados detalhados do estoque, por exemplo: falta e excesso de produtos.  

Controle de despesas  

A solução faz uma análise das despesas também com automatização. Isso influencia literalmente no controle doscustos operacionais.  

Gestão de clientes  

Como consequência da integração, você administra o histórico de compras e preferências de cada público, além disso, faz a gestão da automação dos pedidos e desenvolvimento de itens personalizados.  

Gestão fiscal  

O modelo fiscal é um dos mais utilizados, pois realiza o gerenciamento da emissão de notas fiscais de serviços e produtos, além da gestão dos impostos, DAS-MEI, apuração de ICMS, IPI e geração do arquivo Sped.  

Leia também: 6 benefícios de um sistema de gestão para serviços 

Nuvy ERP: para fortalecer a gestão do seu negócio!  

Para te ajudar nos desafios da  área financeira, conheça o Nuvy ERP – um sistema de gestão 100% online que nasceu com a missão de entender as necessidades do empreendedor. Com ele, você realiza o controle financeiro de maneira segura e pode te ajudar: 

  • Extrair relatórios dinâmicos e completos sobre a saúde financeira; 
  • Comparar o extrato bancário e fazer a conciliação em poucas telas; 
  • Garantir uma gestão visual e organizada das contas a pagar e a receber; 
  • Emitir Notas Fiscais ilimitadas para todo o Brasil; 
  • Controle em tempo real do fluxo de inadimplência do seu negócio. 

E  aí, vamos transformar o agora do seu negócio com a Nuvy!? Não perca tempo, afinal, o mercado não costuma esperar, comece grátis e conheça o porquê a gente entende quem empreende.  

Marcadores:

Você pode gostar

6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

|

6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

ERP para pequenas empresas: entenda sua importância

|

ERP para pequenas empresas: entenda sua importância