A importância do Hub de integração para o ecommerce

Entenda a facilidade que um hub traz para um negócio online!

O crescimento das vendas online supera dia a dia todas as expectativas do mercado e é representado pelo alto desempenho dos marketplaces. Tanto é que em 2022, as vendas online movimentaram impressionantes R$ 262 bilhões, dos quais R$ 135 bilhões foram realizados em marketplaces.

E sinceramente, a tendência é que essa fatia continue a crescer a cada ano.

Fontes: Ecommerce Brasil e Mercado e Consumo

Entenda na prática

Imagine o seguinte cenário: você possui um catálogo de 100 SKUs, vende em 5 marketplaces e não possui nenhum gerenciador de integração. O problema já começa no cadastro repetitivo nos 5 marketplaces, e mesmo com ferramentas de importação, eu garanto que não será uma tarefa simples.

Sem letras míudas!
O SKU é um código de identificação único que identifica um produto e suas características. Ele é usado para classificar e organizar produtos em estoque, facilitando o controle e a rastreabilidade.

Enfim, todos os cadastros de produtos, preços, estoques, meios de entrega, categorização e afins, foram concluídos por 5 vezes.

Após isso, você finalmente recebe seu primeiro pedido e precisa baixar o estoque deste mesmo SKU em outras 4 integrações.

Neste momento, descobre que teve mais uma venda, uhuuul! O que era felicidade logo vira preocupação, afinal, será necessário baixar o estoque novamente em 4 integrações.

Bem, até este ponto, já é possível entender que as telas de configurações dos marketplaces ocuparão boa parte do seu tempo em tarefas repetitivas, de expedição elevada, e sem falar no risco de ruptura de estoque, que é altíssimo.

Agora, imagine isso tudo com 15 ou 20 integrações e com muito mais SKUs. A resposta é: problema na certa!

Pensando nisso, irei abordar neste artigo diversos benefícios de um Hub, bem como algumas dicas para aqueles que estão pensando (ou até mesmo indecisos) em dar este novo passo.

Direto ao Hub de integração

Falamos bastante até aqui, mas faltou falarmos do protagonista deste artigo, o hub de integração!

De maneira simples e objetiva, um Hub de Integração, tem por definição, unificar, padronizar e gerenciar diversas integrações em um único lugar.

Devido aos bons números, os Hubs de integração cresceram naturalmente e têm ganhado cada vez mais força no mercado.

Isso porque, além de serem uma porta de entrada rápida e amigável para o mundo online, eles oferecem diversos outros benefícios e são considerados os melhores parceiros para os lojistas, independentemente do seu tamanho, volume de vendas ou presença no mercado.

O que é um Hub de integração? E para que serve?

Cada Marketplace ou Integração possui suas próprias particularidades, regras de negócio e fluxos de operações.

É por isso que surge o Hub de integração: para descomplicar a vida do lojista, possibilitando que o pequeno empreendedor expanda seus canais de venda de forma simples e fácil, sem medo, até ao grande negócio alavancar a sua performance e eliminar os principais problemas da presença no vasto mercado das possibilidades.

Eu diria, inclusive, que sem um Hub de Integração, não é possível tirar bom proveito da omnicanalidade. Em alguns casos, iniciar uma jornada neste novo conceito de operação sem um bom Hub ao seu lado pode acabar trazendo uma grande dor de cabeça para o lojista.

Leia também: O que é o Omnichannel e quais suas vantagens?

Dentre as funcionalidades que um Hub de integração pode ter, as indispensáveis são:

  • Centralização de pedidos;
  • Gestão de catálogo;
  • Painel de fácil entendimento para status de integração;
  • Gestão automática de estoque;
  • Proteção de estoque;
  • Gestão de preços e promoções;
  • Mapeamento de atributos e categorias para anunciar de forma rápida e fácil seus catálogos completos em novos canais;
  • Inclusão contínua de novos marketplaces;
  • Integração com Sistema de Gestão.

O que devo considerar ao contratar um Hub de integração?

Além das funcionalidades principais já mencionadas neste post, existem alguns pontos de atenção que certamente farão uma grande diferença em sua operação.

Afinal, muitas empresas não oferecem essas informações de maneira explícita, mas acredito ser indispensável entrar em contato e solicitar essas informações, e explicarei os motivos:

Tempo de replicação

Vamos entender essa dinâmica, digamos que eu alterei um preço ou promoção, por exemplo, até mesmo um estoque, quanto tempo em média leva para ser replicado nos marketplaces?

Se esse tempo for muito alto, a certeza é que será gerada vendas com preços desatualizados, promoções que não condizem com uma eventual publicidade já feita, e o pior, vendas sem estoque.

Por isso, reforço, solicite sempre essa informação e se certifique de que esse tempo estará sempre sendo monitorado pela empresa que oferece uma solução de Hub para o seu negócio.

Transparência na integração

Agora, ao vincular um catálogo a um canal, e agora? O que está acontecendo? O que motivou ainda ele não estar à venda?

Pois bem, está aí a importância de ter um dashboard simples, intuitivo e claro- isso é indiscutível quando se trata de integração.

É importante estar atento aos prazos de validação dos marketplaces, pois alguns anúncios podem conter irregularidades que precisam ser corrigidas o quanto antes para serem publicados.

Além disso, é possível adicionar informações extras para que seus produtos tenham mais visibilidade e impulsionem suas vendas.

Tudo isso sendo informado de forma rápida e prática vai ajudar a impulsionar sua conta nos marketplaces e trazer futuras parcerias, o que é muito importante para sua operação.

Claro, além de evitar penalidades, seja por cancelamentos de pedidos ou não cumprimento de prazos de entrega devido ao tempo alto de expedição.

Método de cobrança no Hub

Sempre opte por métodos de cobrança escaláveis, por exemplo, com porcentagem das vendas de pedidos entregues. Dessa forma, o sucesso da empresa contratada para fornecer o Hub estará diretamente ligado ao seu.

De certa maneira, a companhia estará sempre focada em sua performance. Sem falar que a sua mensalidade nunca ultrapassará uma margem previamente acordada.

Atendimento humanizado

Se tem tecnologia não poderia faltar atendimento, principalmente, humanizado!

O atendimento é uma peça fundamental e deve ser levado em consideração na hora de você fazer esta escolha, seja para te instruir, dar dicas, resolver problemas ou até mesmo para dúvidas rápidas.

Quanto menor a burocracia e maior a humanização dentro da jornada do consumidor a mescla com a inovação tende a potencializar o resultado de todo o negócio.

Até a próxima 🙂

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