Fulfillment: O que é e como melhorar este processo? 

Conheça como ele funciona no ecommerce

Comprar na internet é um ato universal. E, convenhamos, quem nunca comprou algo e ficou ansioso para receber o pedido, não é mesmo?

Por isso, os processos das lojas virtuais estão em constante evolução —  justificado pelo ambiente acelerado e altamente competitivo do comércio eletrônico.

O fulfillment, por exemplo, surgiu para trazer mais excelência no atendimento dos pedidos. Inclusive, é sobre ele que falaremos. Acompanhe a leitura! 

Conheça o fulfillment? 

Em termos diretos, o fulfillment, que traduzido do inglês quer dizer “cumprimento” se dá ao processo ao qual o consumidor faz o pedido e finaliza na entrega do produto com sucesso. 

Ele impacta positivamente toda a operação logística, seja ela interna ou dos vendedores (sellers) e até mesmo nas empresas que já possuem em sua estrutura diversos sistemas voltados para essa atividade.  

Atualmente, quem compra algo busca organização e compromisso. Esses pilares ditam as entregas de produtos e serviços das companhias em relação à experiência dos clientes, o que abre caminhos para a satisfação e fidelização deles com a marca.

Conhecendo as etapas do fulfillment 

O início das etapas começa com:

1- O recebimento do pedido.

2- O processamento do pagamento;

3-  Embalo da mercadoria;

4- Envio do produto;

5-  Rastreamento.

Além disso, esse é um processo que precisa estar em total sinergia, pois qualquer falha ou atraso pode gerar insatisfação aos consumidores.

Recebimento:   

Aqui, ao ser contratada a empresa faz toda a gestão de recebimento de mercadorias, produtos da logística, controle de qualidade e etiquetagem. 

Estoque:  

Nada mais é do que o local que estão alocados os produtos, nele, é possível registrar as quantidades reais dos itens e atualizá-los em cada venda. 

Pick a Pack:  

É o momento do processamento do pedido e permite que a entrega seja efetuada sem atrasos, facilitando as coletas do produto no estoque até o esperado envio. 

Embalagem:  

Está aí um ponto de cuidado: a embalagem! Essa ação pode colaborar a evitar problemas gigantescos e, claro, prejuízos.  A atividade deve prezar pelas condições ideais ao consumidor para evitar trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve. 

Entrega:  

Parte final a ser aplicada, nela é feita a seleção da transportadora e envio do código de rastreio.  Esse ciclo deve conter muita cautela, principalmente na condução dos produtos até o automóvel, o trajeto do veículo e a segurança da mercadoria.  

E não poderíamos esquecer a importância do prazo para o frete

Pós-Venda:  

É, um negócio não é apenas sobre vender, mas também como cuidar. Manter um atendimento próximo e um suporte dedicado ao cliente é extremamente importante para que os resultados apareçam, nunca se esqueça!

Leia também: Pós-venda o valor real para o negócio 

O fulfillment é sinônimo de facilidade 

E que a verdade seja dita, todo o processo bem seguido é a ponte para o bom cumprimento das operações. 

Para eliminar o receio que possa aparecer sobre a atividade, hoje, existem empresas que terceirizam toda a operação do fulfillment, o que elimina por completo essa dificuldade. Veja mais abaixo! 

O mercado full: livre para melhorar suas entregas 

Uma grande empresa que utiliza o fulfillment é o Mercado Livre — e, cá entre nós, você já deve ter comprado algum produto com eles, né!? 

O Mercado Livre oferece uma opção de entrega chamada Full. Essa opção dá ao vendedor um depósito exclusivo dedicado ao estoque.

Nesse modelo o Mercado Livre fica encarregado pelo processo de embalagem, envio e pós-venda dos itens, um verdadeiro facilitador para quem vende, concorda!? 

Entenda as diferenças do modelo full para os demais 

 
    • Os produtos terão a vantagem de aparecer no topo das buscas na plataforma; 

    • As vendas podem ser entregues no próximo dia, sábados e em alguns casos até no mesmo dia; 

    • Se o vendedor fizer parte da classificação Mercado Líder ou Loja Oficial, mensalmente o Mercado Livre devolverá uma parte do valor pago pelo frete grátis full  em produtos a partir de R$ 99. 

Para ser full, o que precisa? 

Inicialmente o vendedor tem que receber um convite do Mercado Livre e, ainda, estar no grupo de loja oficial ou parceiro platinum

E cabe entender que, para se tornar um parceiro platinum, é preciso ter um volume de vendas considerável, isto é, manter um bom ritmo com a plataforma.

Outro ponto, além de um volume de vendas considerável, os comentários e feedbacks também precisam estar no padrão e, principalmente, os consumidores satisfeitos com as entregas.

Fulfillment e o Marketplaces: juntos e conectados 

Portanto, hoje, sem o fulfilment é bem difícil manter o padrão, a segurança e a competitividade, principalmente nas vendas online! Ainda mais ao atuar diretamente com as principais plataformas de marketplaces do mercado.

Sem falar que sem um controle efetivo, os custos com avarias, logísticas e atrasos podem duplicar, fazendo com que o lucro se distancie da vida do empreendedor. 

Os problemas sem o fulfillment

1- Quando uma loja tem menos clientes ou vende menos produtos, ela acaba perdendo a vantagem da economia de escala; 

2- As vendas se tornam ineficientes quando os vendedores operam os armazéns sem apoio da tecnologia; 

3- Sem tecnologia, o trabalho manual pode trazer falhas, retrabalhos e menos produtividade; 

4- Com a perda de produtividade, as transportadoras aumentam os seus custos

5- Sem integração com um sistema de gestão, pode ser complicado alcançar bons resultados.

6- O acúmulo de prioridades pode aumentar o descontrole sobre a gestão, por isso, a terceirização do fulfillment apoiada a um sistema de gestão transmite mais agilidade no acompanhamento das demandas. 

A importância da terceirização 

Muitas empresas enfrentam altos custos ao atender às necessidades dos clientes internamente, devido à exigência de estrutura física e mão de obra. Além disso, essa gestão interna pode desviar o foco da empresa de sua atividade principal. 

Por isso, muitas organizações vêm adotando a terceirização, contratando serviços especializados em fulfillment

Isso resulta em uma atividade mais eficiente, possibilitando a redução dos encargos sociais e novas contratações até custos com manutenção da estrutura física. 

E o principal:  entregas em dia e clientes sempre satisfeitos

O Nuvy ERP é integrado aos principais marketplaces! 

A gente sabe que vender mais e melhor é o desejo da maioria dos empreendedores, por isso, o Nuvy ERP conta com integrações nativas nos principais marketplaces do país  e pode te ajudar a aperfeiçoar o seu negócio também no modelo de fulfillment

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