O que é o Omnichannel e quais suas vantagens? 

Descubra como o Omnichannel revoluciona a experiência do cliente

No mundo diversificado dos negócios, os empreendedores atuam com desafios constantes para atender às expectativas dos consumidores.

Com a agilidade e a inovação dos tempos atuais, uma estratégia vem ganhando destaque no dia a dia empresarial: o Omnichannel.

Para mostrar como essa abordagem pode transformar a maneira como as empresas se posicionam e mantêm a presença junto aos seus clientes, criamos este artigo.

Vem com a gente! 😊

Mas o que é o omnichannel?

Imagine criar um cenário de atendimento completo para proporcionar uma experiência única ao cliente. É isso que o Omnichannel garante: independentemente do canal que os usuários ou consumidores escolham, eles podem se conectar à marca.

Na prática, significa integrar os diversos meios de atuação da empresa, seja no ambiente físico, e-commerce, aplicativos, redes sociais e atendimento em geral.

Tudo isso unificado e com sinergia direcionada à satisfação!

No Omnichannel, o mais é mais.

Basicamente, os clientes podem iniciar uma interação em um canal e finalizá-la em outro, sem perder a qualidade daquilo que idealizaram e, acima de tudo, do atendimento.

Vou trazer aqui um grande exemplo: imagine que você pesquisou um produto na internet e, para ter certeza através da experimentação, vai até a loja física. Logo depois, realiza a compra pelo aplicativo da empresa.

Viu, mesmo com ações diferentes todo esse ciclo faz parte integrante do Omnichannel, pois essas etapas foram integradas, proporcionando uma experiência coesa até o fechamento do negócio.

Abaixo estão alguns lugares que adotam essa estratégia:

  • Lojas físicas
  • E-commerces
  • Apps
  • Redes sociais
  • Plataformas de atendimento
  • Chatbots
  • Pontos de retirada
  • Serviços de entrega

Um aliado que pode ser ainda mais notado

O adjetivo “eficiência” é o que melhor se adequa ao Omnichannel, mas muitas empresas ainda não o utilizam.

Uma pesquisa realizada pela VTEX comprovou que 55% das companhias ainda estão em estágios iniciais no que diz respeito à Omnicanalidade.

Isso coloca um sinal de alerta nas organizações, uma vez que o estudo apontou que as maiores lacunas estão relacionadas à gestão do estoque e ao controle de pedidos. Atividades essas que impactam fortemente na satisfação dos clientes.

Então, aqui está uma boa dica para se aprofundar e colocar o Omnichannel em prática!

Como o omnichannel apoia os empreendedores?

Deu para notar que a proximidade da marca é uma das vantagens para os empreendedores. Isso porque ela auxilia na competitividade em meio a um mercado tão acirrado. Veja abaixo os benefícios da estratégia:

Clientes satisfeitos.

A maior conquista de uma empresa é a satisfação do cliente. Ao oferecer uma experiência integrada e presente em todos os canais, os consumidores sentem a facilidade, o que, por outro lado, favorece a valorização e a compreensão deles em relação à marca.

Fidelização e retenção.

A sinergia do Omnichannel, quando feita com qualidade, promove aos clientes um senso de pertencimento, fazendo com que eles se afeiçoem à marca de maneira positiva e com muito mais chances de voltarem a comprar com a empresa.

Vender, vender e vender

Como dizia a simples frase de Ciro Bottini: “Vender, vender e vender!” — e é preciso dizer: ele está certo!

Afinal, ao conectar vários canais e permitir que os clientes escolham como interagir, a marca aumenta sua presença, gerando assim diversas oportunidades de venda.

Eles também descobrem novos produtos, entendem as avaliações feitas por outros consumidores e, claro, finalizam a tão esperada compra onde e como quiserem.

Gestão de estoque em tempo real

As facilidades ultrapassam barreiras e alcançam até o estoque. A integração dos canais proporciona uma visão unificada da área, mas não substitui a importância de controlar os processos por meio de um sistema de gestão.

A estratégia, junto a um sistema, garante o planejamento e o controle, evitando problemas como falta de produtos ou excesso de estoque.

Direcionamento dos dados

Com o Omnichannel a coleta de dados, assim como o direcionamento sobre o comportamento e as preferências dos clientes em cada canal é aprimorada e facilita as ações de aproximação com os consumidores.

Isso porque é possível personalizar suas campanhas, oferecer ofertas atrativas e, o mais importante, aumentar as chances de conversão.

Como adotar o Omnichannel?

Para implementar essa estratégia, é preciso seguir algumas etapas. Listamos elas abaixo:

1- Conhecer o público.

É importante entender os desejos dos clientes, focar nas necessidades e, acima de tudo, na experiência deles, a fim de desenvolver uma estratégia Omnichannel eficaz.

2- Integrar os canais.

Além disso, o trabalho deve ser integrado do físico ao digital. No final, os canais de vendas e comunicação terão o mesmo objetivo: concretizar a compra.

Lembrando que a qualidade é fundamental para que os clientes possam interagir de maneira prática e sem problemas.

Leia também: 6 dicas para começar a vender na internet.

3- Investir em tecnologia.

Utilize ferramentas e sistemas de gestão adequados para integrar os canais e garantir uma experiência Omnichannel consistente.

4- Estar por dentro das métricas.

Acompanhe os resultados, colete feedback dos clientes e faça ajustes contínuos em sua estratégia de Omnichannel para mantê-la alinhada às expectativas dos consumidores.

Empreenda com o Omnichannel ao seu lado!

Essa estratégia provou ser fundamental para os empreendedores que desejam alcançar bons resultados e permanecer presentes na vida dos consumidores.

Ao integrar cada etapa do negócio, a chance de oferecer um atendimento marcante aumenta, elevando a satisfação do cliente, a fidelidade e impulsionando as vendas.

Investir no Omnichannel é levar o negócio ao topo!

Confira mais conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e gestão em nosso Blog!

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