Os tipos de e-commerce que você precisa conhecer 

Conheça a versão eletrônica do comércio

No infinito do digital surge o e-commerce – que traduzido para o nosso idioma quer dizer comércio eletrônico.

Dentro do mar de possibilidades estabelecido pela internet, logo, os empreendedores entenderam o quanto esse comércio é promissor. 

Ah, e aproveitando o trocadilho com o mar: mergulhe agora com a gente e entenda mais sobre este assunto! 

O que é o e-commerce? 

O e-commerce corresponde ao varejo, compras online e as transações eletrônicas.  

E se você fez alguma compra dentro de um website ou plataformas, parabéns, chegou no e-commerce!

Nem tudo que parece é… 

A principal diferença entre uma loja física e um e-commerce está na forma das transações.

Na loja física, o cliente pode visitar o local, tocar os produtos antes de efetuar a compra, além de ser atendido presencialmente por um vendedor.

Já no e-commerce, as transações ocorrem online, através de uma plataforma virtual. O cliente pode acessar a loja a qualquer momento, de qualquer lugar, utilizando um dispositivo conectado à internet.

O espaço virtual

Bem semelhante a um shopping que os lojistas pagam para estar ali, na versão eletrônica quem aluga os espaços são as plataformas.

Um grande exemplo de comércio eletrônico é a Magalu

Já o marketplace, reúne diferentes sellers (vendedores) na plataforma, como o caso do Mercado Livre, que intermedia o processo de vendas entre lojista e cliente. 

O e-commerce no Brasil 

A proporção do comércio eletrônico no Brasil é imensa, refletindo nos dados levantados pela NielsenIEbit que indicou recorde no faturamento de R$ 262 bilhões em 2022. 

E tem mais, ainda no ano passado os sites de e-commerce tiverem 21,2 bilhões de acessos, o que ressalta que o online é cada vez mais presente na vida dos brasileiros. 

Facilidade tem nome: e-commerce 

Dentre as principais vantagens do e-commerce, a autonomia merece destaque, por permitir que o consumidor faça suas compras a qualquer momento e de qualquer lugar.

Vantagens para o usuário com o e-commerce

      • Variedade de produtos; 

      • Comparativo de preços; 

      • Análise de avaliações em cada produto.

    Retornos expressivos no e-commerce

    Para quem vende no e-commerce existe a oportunidade de conseguir avaliar os resultados rápidos, como: 

        • Venda ampliada a um público global;

        • Redução dos custos operacionais em comparação a uma loja física; 

        • Gestão analítica sobre as vendas; 

        • Foco na experiência de compra. 

      Como funciona o e-commerce na prática? 

      O fluxo do e-commerce em termos mais práticos se dá através da exposição dos produtos, métodos de pagamento e a entrega. 

      Além dos itens anteriores, o funcionamento das operações valem também para o marketing, atendimento e pós-venda

      Leia também: Pós-venda, o valor real para o seu negócio.

      A verdade é que no digital a gestão vai para uma outra vertente: o da experiência do cliente! 

      Tudo começa lá na configuração do carrinho de compras para adicionar os produtos, no cálculo dos valores da compra, sobre as opções de pagamentos até o envio da mercadoria. 

      Métodos de pagamentos no e-commerce 

      Os métodos de pagamentos são ações integradas que oferecem varias opções ao consumidor como cartões de crédito, débito, transferência bancária, Pix e muito mais.  

      Segurança é cuidar 

      O cuidado com o processo de pagamentos é um dos pontos-chave para o empreendedor. Afinal, quando o assunto é o dinheiro dos clientes, a atenção deve ser redobrada! 

      Existem ainda outros aspectos que devem ser observados como: segurança, gestão de estoque e políticas de devolução. 

      Tipos de e-commerce  

      Agora, vamos te explicar os diferentes tipos de e-commerce, cada um com suas características e modelos de negócio. Bora conferir!

      B2C (Business-to-Consumer

      É conhecido como comércio eletrônico de varejo, o tipo mais comum de e-commerce, o qual as empresas vendem diretamente para os consumidores finais.  

      Um exemplo: 

      A loja de roupas X vende direto aos consumidores que compram os vestuários oferecidos. 

      B2B (Business-to-Business) 

      O B2B é a venda de empresa para empresa, as quais vendem produtos ou serviços para outras organizações, como fornecedores, distribuidores e fabricantes. 

      Um exemplo: 

      A Loja de Bolos Z compra os pacotes dos seus produtos na Fábrica de Embalagens Y, viu, surge aí um negócio entre empresas. 

      C2C (Consumer-to-Consumer

      Nesse modelo, os consumidores vendem produtos ou serviços diretamente a outros consumidores.  

      Está bastante presente no Marketplace, uma vez que as pessoas podem anunciar e vender produtos usados.  

      Um exemplo: 

      São aquelas vendas em classificados como na OLX e Mercado Livre.

      C2B (Consumer-to-Business

      O C2B tende a crescer muito pela praticidade e redução de exigências formais. Sendo que são os consumidores que oferecem produtos para as empresas.

      Um exemplo: 

      Os influenciadores digitais, são eles que compõe o C2B. Sendo pagos por empresas para promover seus produtos em suas redes sociais. 

      B2A (Business-to-Administration) 

      Esse tipo de e-commerce envolve transações entre empresas e entidades governamentais.  

      Um exemplo: 

      São empresas que atuam com serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos entre outros. Através das boas práticas com o Fisco elas conseguem participar e vencer licitações. 

      Mobile commerce 

      Representando os dispositivos móveis, surge o mobile commerce que revolucionou a experiência dos clientes. Ele supre a necessidade dos usuários que utilizam celulares e tablets na hora das compras. 

      Acho que agora dá para entender o motivo de muitas empresas oferecerem sites responsivos e com leiuates adaptados às diferentes telas. 

      E cabe ainda destacar que muitas as organizações estão investindo pesado na criação de aplicativos próprios a fim de aprimorarem a experiência do usuário. 

      Você pronto para o e-commerce 

      Agora que acabou de conhecer alguns dos tipos de e-commerce, vale ressaltar que um negócio pode se encaixar em mais de uma categoria, tudo depende da natureza das transações realizadas, entende!?

      E se a sua intenção é empreender há motivos de sobra para seguir pelo caminho do digital!

      Se torne imparável com um sistema de gestão! 

      Um ponto fundamental para qualquer negócio é o gerenciamento das atividades. Se você quer saber mais sobre esse assunto, conheça mais o Nuvy ERP que conta com: 

      • Integração com os principais marketplaces;
      • Gerenciamento de anúncios;
      • Gestão de catálogo de produtos;
      • Criação de variações de produtos e controle de SKU;
      • Controle fiscal;
      • Financeiro;
      • Emissão de NFs;
      • Controle de vendas; 
      • Estoque.

      Viu, deixe de lado as papeladas e empodere o seu negócio. Fale agora com a gente!

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