No infinito do digital surge o e-commerce – que traduzido para o nosso idioma quer dizer comércio eletrônico.
Dentro do mar de possibilidades estabelecido pela internet, logo, os empreendedores entenderam o quanto esse comércio é promissor.
Ah, e aproveitando o trocadilho com o mar: mergulhe agora com a gente e entenda mais sobre este assunto!
O que é o e-commerce?
O e-commerce corresponde ao varejo, compras online e as transações eletrônicas.
E se você fez alguma compra dentro de um website ou plataformas, parabéns, chegou no e-commerce!
Nem tudo que parece é…
A principal diferença entre uma loja física e um e-commerce está na forma das transações.
Na loja física, o cliente pode visitar o local, tocar os produtos antes de efetuar a compra, além de ser atendido presencialmente por um vendedor.
Já no e-commerce, as transações ocorrem online, através de uma plataforma virtual. O cliente pode acessar a loja a qualquer momento, de qualquer lugar, utilizando um dispositivo conectado à internet.
O espaço virtual
Bem semelhante a um shopping que os lojistas pagam para estar ali, na versão eletrônica quem aluga os espaços são as plataformas.
Um grande exemplo de comércio eletrônico é a Magalu.
Já o marketplace, reúne diferentes sellers (vendedores) na plataforma, como o caso do Mercado Livre, que intermedia o processo de vendas entre lojista e cliente.
O e-commerce no Brasil
A proporção do comércio eletrônico no Brasil é imensa, refletindo nos dados levantados pela NielsenIEbit que indicou recorde no faturamento de R$ 262 bilhões em 2022.
E tem mais, ainda no ano passado os sites de e-commerce tiverem 21,2 bilhões de acessos, o que ressalta que o online é cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Facilidade tem nome: e-commerce
Dentre as principais vantagens do e-commerce, a autonomia merece destaque, por permitir que o consumidor faça suas compras a qualquer momento e de qualquer lugar.
Vantagens para o usuário com o e-commerce
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- Variedade de produtos;
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- Comparativo de preços;
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- Análise de avaliações em cada produto.
Retornos expressivos no e-commerce
Para quem vende no e-commerce existe a oportunidade de conseguir avaliar os resultados rápidos, como:
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- Venda ampliada a um público global;
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- Redução dos custos operacionais em comparação a uma loja física;
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- Gestão analítica sobre as vendas;
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- Foco na experiência de compra.
Como funciona o e-commerce na prática?
O fluxo do e-commerce em termos mais práticos se dá através da exposição dos produtos, métodos de pagamento e a entrega.
Além dos itens anteriores, o funcionamento das operações valem também para o marketing, atendimento e pós-venda.
Leia também: Pós-venda, o valor real para o seu negócio.
A verdade é que no digital a gestão vai para uma outra vertente: o da experiência do cliente!
Tudo começa lá na configuração do carrinho de compras para adicionar os produtos, no cálculo dos valores da compra, sobre as opções de pagamentos até o envio da mercadoria.
Métodos de pagamentos no e-commerce
Os métodos de pagamentos são ações integradas que oferecem varias opções ao consumidor como cartões de crédito, débito, transferência bancária, Pix e muito mais.
Segurança é cuidar
O cuidado com o processo de pagamentos é um dos pontos-chave para o empreendedor. Afinal, quando o assunto é o dinheiro dos clientes, a atenção deve ser redobrada!
Existem ainda outros aspectos que devem ser observados como: segurança, gestão de estoque e políticas de devolução.
Tipos de e-commerce
Agora, vamos te explicar os diferentes tipos de e-commerce, cada um com suas características e modelos de negócio. Bora conferir!
B2C (Business-to-Consumer)
É conhecido como comércio eletrônico de varejo, o tipo mais comum de e-commerce, o qual as empresas vendem diretamente para os consumidores finais.
Um exemplo:
A loja de roupas X vende direto aos consumidores que compram os vestuários oferecidos.
B2B (Business-to-Business)
O B2B é a venda de empresa para empresa, as quais vendem produtos ou serviços para outras organizações, como fornecedores, distribuidores e fabricantes.
Um exemplo:
A Loja de Bolos Z compra os pacotes dos seus produtos na Fábrica de Embalagens Y, viu, surge aí um negócio entre empresas.
C2C (Consumer-to-Consumer)
Nesse modelo, os consumidores vendem produtos ou serviços diretamente a outros consumidores.
Está bastante presente no Marketplace, uma vez que as pessoas podem anunciar e vender produtos usados.
Um exemplo:
São aquelas vendas em classificados como na OLX e Mercado Livre.
C2B (Consumer-to-Business)
O C2B tende a crescer muito pela praticidade e redução de exigências formais. Sendo que são os consumidores que oferecem produtos para as empresas.
Um exemplo:
Os influenciadores digitais, são eles que compõe o C2B. Sendo pagos por empresas para promover seus produtos em suas redes sociais.
B2A (Business-to-Administration)
Esse tipo de e-commerce envolve transações entre empresas e entidades governamentais.
Um exemplo:
São empresas que atuam com serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos entre outros. Através das boas práticas com o Fisco elas conseguem participar e vencer licitações.
Mobile commerce
Representando os dispositivos móveis, surge o mobile commerce que revolucionou a experiência dos clientes. Ele supre a necessidade dos usuários que utilizam celulares e tablets na hora das compras.
Acho que agora dá para entender o motivo de muitas empresas oferecerem sites responsivos e com leiuates adaptados às diferentes telas.
E cabe ainda destacar que muitas as organizações estão investindo pesado na criação de aplicativos próprios a fim de aprimorarem a experiência do usuário.
Você pronto para o e-commerce
Agora que acabou de conhecer alguns dos tipos de e-commerce, vale ressaltar que um negócio pode se encaixar em mais de uma categoria, tudo depende da natureza das transações realizadas, entende!?
E se a sua intenção é empreender há motivos de sobra para seguir pelo caminho do digital!
Se torne imparável com um sistema de gestão!
Um ponto fundamental para qualquer negócio é o gerenciamento das atividades. Se você quer saber mais sobre esse assunto, conheça mais o Nuvy ERP que conta com:
- Integração com os principais marketplaces;
- Gerenciamento de anúncios;
- Gestão de catálogo de produtos;
- Criação de variações de produtos e controle de SKU;
- Controle fiscal;
- Financeiro;
- Emissão de NFs;
- Controle de vendas;
- Estoque.
Viu, deixe de lado as papeladas e empodere o seu negócio. Fale agora com a gente!