Black Friday: o caminho das vendas para o empreendedor 

Em 2022 a data gerou mais de R$ 3,1 bilhões em vendas. Para 2023 a expectativa é ainda maior.

O calendário do Brasil é repleto de diversidade, e de muita possibilidade para quem empreende. 

Tudo começa lá na virada do ano, passa pelo carnaval, chega na Páscoa, impacta o dia das mães e dos pais, até a tão esperada Black Friday e, por fim, o Natal. 

Mas o assunto de hoje envolve especialmente a Black Friday e o que podemos esperar para o mercado em 2023. Antes, entenda um pouco sobre a criação dessa data que é totalmente aguardada pelos consumidores. 

Qual a data oficial da Black Friday? 

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Neste ano, no dia 24. 

E vale lembrar que as empresas já começam a comunicar suas promoções da Black Friday bem antes da sexta-feira e podem durar até o fim do mês. 

O que é Black Friday? 

É um evento de descontos em produtos de várias categorias, em lojas físicas e online. 
A data começou lá nos Estados Unidos, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. 

Quando começou a Black Friday no Brasil? 

No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2010. Na época cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com desconto. 

Como ter bons resultados na Black Friday? 

Comprar na internet já virou hábito dos brasileiros e tudo indica que isso aumente ano pós ano. Mas a pergunta que fica é: Você está preparado para a Black Friday?  

Esse questionamento envolve muita organização e controle, afinal, trata-se de uma das datas mais importantes do varejo. 

Então, veja abaixo algumas estratégias e boas práticas para você explorar o melhor da Black Friday! 

Black Friday antecipada 

Como em todo o negócio é importante que as coisas estejam planejadas, ou seja, o ideal é iniciar as ações antes da data oficial das promoções que é a sexta-feira.  

Isso porque pode ser uma estratégia interessante para conquistar e reter a atenção dos consumidores. 

A Black Friday pede uma boa reputação online 

Quanto mais compram mais exigentes os consumidores ficam, inclusive, eles costumam pesquisar sobre a reputação das lojas antes de comprar.  

Por isso, é válido investir em ações para melhorar a reputação online da sua loja, como coletar avaliações de clientes e até responder a comentários negativos nas redes sociais, por exemplo. 

Formas de pagamento 

É de extrema importância oferecer as principais formas de pagamento aos consumidores, assim eles reduzem as chances de abandonarem o carrinho. 

Além disso, crie também vantagens para pagamentos com determinados meios de pagamento, como Pix ou cartão de crédito. 

A Black Friday é uma oportunidade importante para os ecommerces aumentarem as vendas e conquistarem novos clientes.  

Dar total atenção à entrega de produtos

A entrega de produtos é uma etapa fundamental na experiência de compra do cliente. Quando ela é bem-sucedida, o cliente fica satisfeito e tende a voltar a comprar na loja.

No entanto, quando a entrega é atrasada ou não ocorre, o cliente fica frustrado e pode perder a confiança com o serviço.

Cuidado em vender demais e esquecer da qualidade

Uma das principais causas de frustração com a entrega de produtos é quando a loja vende demais e não dá conta de entregar. Isso pode acontecer por vários motivos, como:

Falta de planejamento 
A loja não calcula corretamente a demanda de produtos e não tem capacidade de estocagem para atender a todos os pedidos;

Falhas no processo de entrega
A loja pode ter problemas com a sua transportadora, como atrasos, extravios ou danos aos produtos;

Falhas no atendimento ao cliente:
A loja pode não informar o cliente sobre o atraso da entrega ou não oferecer soluções para resolver o problema.

Não corra riscos e confira algumas dicas para uma boa entrega dos produtos:

  1. Faça um planejamento adequado;
  2. Tenha um processo de entrega eficiente;
  3. Ofereça um bom atendimento ao cliente.

Aproveite e leia também o nosso artigo sobre a experiência do cliente! 

Dicas extras para vender mais


Planeje com antecedência 

É importante começar a planejar sua Black Friday com antecedência, para que você tenha tempo de implementar as estratégias necessárias e preparar o seu negócio. 

Ofereça promoções atrativas 

Os consumidores estão esperando grandes descontos na Black Friday, sendo assim, ofereça promoções que sejam realmente atraentes. 

Invista em marketing 

O marketing é essencial para divulgar sua Black Friday e atrair novos clientes. Invista em campanhas de marketing digital para alcançar o maior número possível de pessoas. 

Ofereça um bom atendimento 

O atendimento ao cliente é essencial para garantir a satisfação dos consumidores. Esteja preparado para atender o alto volume de demandas com a mais alta excelência. 

A importância de um ERP para a Black Friday 

Para que os gestores tenham uma visão completa das atividades e tomem decisões mais assertivas, um sistema de gestão é 100% online como o o Nuvy ERP se torna uma ferramenta essencial para a gestão na Black Friday. 

Leia também: Ter um sistema ERP é um bom negócio? 

Quais são as vantagens do Nuvy ERP na Black Friday? 

O Nuvy ERP oferece uma série de vantagens para a gestão de um negócio, inclusive, potencializar os resultados na Black Friday, incluindo: 

Melhor controle do estoque 

Garante que seus produtos estejam controlados, tanto no ambiente físico quanto no online. O Nuvy ERP te ajuda nessa missão, pois controla os itens do estoque em tempo real, evitando que seus produtos acabem e que sejam comprados em excesso.

Excelência no atendimento ao cliente 

O Nuvy ERP permite que o empreendedor ofereça um atendimento personalizado aos clientes, com informações em tempo real sobre o status dos pedidos. 

Emissão de NFs para todo o Brasil

No Nuvy ERP, o empreendedor faz a emissão de notas fiscais para todo o Brasil, assegurando a venda de seus produtos ou serviços para clientes nos quatro cantos do país. 

De um jeito simples, prático e seguro cumpre todas as exigências fiscais e garante a conformidade das empresas com as leis brasileiras. 

Integração com os principais marketplaces 

A integração nativa com marketplaces no Nuvy ERP é uma importante ferramenta para as empresas que desejam expandir seus canais de vendas e aumentar sua participação no mercado online.  

Nuvy PDV Móvel 

Tenha as funcionalidades de um PDV na sua maquininha de cartão. Revolucione o seu negócio e com todas as informações dentro do Nuvy ERP.  

Com ele você realiza, diretamente na maquininha, suas vendas, impressão de fichas individuais, pedidos e senhas, tickets e também a NFC-e. A operação é totalmente interativa e muito simples. 

Assistente virtual no WhatsApp 

A correria do dia a dia faz com que algumas vezes o celular seja o maior aliado do empreendedor.  

Foi pensando nisso que a Nuvy acabou de lançar a assistente virtual no WhatsApp para simplificar a visão dos principais números do negócio como:  

  • Saldo de contas a pagar  
  • Saldo de contas a receber 
  • Valores das vendas realizadas 
  • Notas Fiscais emitidas no mês 

Viu, é a inteligência artificial trabalhando para quem empreende focar nos resultados! 

Da Black Friday ao ano todo 

O Nuvy ERP pode te ajudar a reduzir os custos da sua empresa, otimizar os processos e evitar retrabalhos através de uma gestão visual e organizada para os 365 dias do seu ano e, claro, para datas como a Black Friday. 

E não para por aqui, além de todos os recursos do sistema, a Nuvy disponibiliza 30 dias grátis para você trazer a inovação para dentro do seu negócio. 

Comece grátis e construa um futuro de grandes resultados para a sua empresa, estamos te esperando!  😊 

Marcadores:

Você pode gostar

6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

|

6 benefícios de um sistema de gestão para serviços

ERP para pequenas empresas: entenda sua importância

|

ERP para pequenas empresas: entenda sua importância