O calendário do Brasil é repleto de diversidade, e de muita possibilidade para quem empreende.
Tudo começa lá na virada do ano, passa pelo carnaval, chega na Páscoa, impacta o dia das mães e dos pais, até a tão esperada Black Friday e, por fim, o Natal.
Mas o assunto de hoje envolve especialmente a Black Friday e o que podemos esperar para o mercado em 2023. Antes, entenda um pouco sobre a criação dessa data que é totalmente aguardada pelos consumidores.
Qual a data oficial da Black Friday?
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Neste ano, no dia 24.
E vale lembrar que as empresas já começam a comunicar suas promoções da Black Friday bem antes da sexta-feira e podem durar até o fim do mês.
O que é Black Friday?
É um evento de descontos em produtos de várias categorias, em lojas físicas e online.
A data começou lá nos Estados Unidos, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças.
Quando começou a Black Friday no Brasil?
No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2010. Na época cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com desconto.
Como ter bons resultados na Black Friday?
Comprar na internet já virou hábito dos brasileiros e tudo indica que isso aumente ano pós ano. Mas a pergunta que fica é: Você está preparado para a Black Friday?
Esse questionamento envolve muita organização e controle, afinal, trata-se de uma das datas mais importantes do varejo.
Então, veja abaixo algumas estratégias e boas práticas para você explorar o melhor da Black Friday!
Black Friday antecipada
Como em todo o negócio é importante que as coisas estejam planejadas, ou seja, o ideal é iniciar as ações antes da data oficial das promoções que é a sexta-feira.
Isso porque pode ser uma estratégia interessante para conquistar e reter a atenção dos consumidores.
A Black Friday pede uma boa reputação online
Quanto mais compram mais exigentes os consumidores ficam, inclusive, eles costumam pesquisar sobre a reputação das lojas antes de comprar.
Por isso, é válido investir em ações para melhorar a reputação online da sua loja, como coletar avaliações de clientes e até responder a comentários negativos nas redes sociais, por exemplo.
Formas de pagamento
É de extrema importância oferecer as principais formas de pagamento aos consumidores, assim eles reduzem as chances de abandonarem o carrinho.
Além disso, crie também vantagens para pagamentos com determinados meios de pagamento, como Pix ou cartão de crédito.
A Black Friday é uma oportunidade importante para os ecommerces aumentarem as vendas e conquistarem novos clientes.
Dar total atenção à entrega de produtos
A entrega de produtos é uma etapa fundamental na experiência de compra do cliente. Quando ela é bem-sucedida, o cliente fica satisfeito e tende a voltar a comprar na loja.
No entanto, quando a entrega é atrasada ou não ocorre, o cliente fica frustrado e pode perder a confiança com o serviço.
Cuidado em vender demais e esquecer da qualidade
Uma das principais causas de frustração com a entrega de produtos é quando a loja vende demais e não dá conta de entregar. Isso pode acontecer por vários motivos, como:
Falta de planejamento
A loja não calcula corretamente a demanda de produtos e não tem capacidade de estocagem para atender a todos os pedidos;
Falhas no processo de entrega
A loja pode ter problemas com a sua transportadora, como atrasos, extravios ou danos aos produtos;
Falhas no atendimento ao cliente:
A loja pode não informar o cliente sobre o atraso da entrega ou não oferecer soluções para resolver o problema.
Não corra riscos e confira algumas dicas para uma boa entrega dos produtos:
- Faça um planejamento adequado;
- Tenha um processo de entrega eficiente;
- Ofereça um bom atendimento ao cliente.
Aproveite e leia também o nosso artigo sobre a experiência do cliente!
Dicas extras para vender mais
Planeje com antecedência
É importante começar a planejar sua Black Friday com antecedência, para que você tenha tempo de implementar as estratégias necessárias e preparar o seu negócio.
Ofereça promoções atrativas
Os consumidores estão esperando grandes descontos na Black Friday, sendo assim, ofereça promoções que sejam realmente atraentes.
Invista em marketing
O marketing é essencial para divulgar sua Black Friday e atrair novos clientes. Invista em campanhas de marketing digital para alcançar o maior número possível de pessoas.
Ofereça um bom atendimento
O atendimento ao cliente é essencial para garantir a satisfação dos consumidores. Esteja preparado para atender o alto volume de demandas com a mais alta excelência.
A importância de um ERP para a Black Friday
Para que os gestores tenham uma visão completa das atividades e tomem decisões mais assertivas, um sistema de gestão é 100% online como o o Nuvy ERP se torna uma ferramenta essencial para a gestão na Black Friday.
Leia também: Ter um sistema ERP é um bom negócio?
Quais são as vantagens do Nuvy ERP na Black Friday?
O Nuvy ERP oferece uma série de vantagens para a gestão de um negócio, inclusive, potencializar os resultados na Black Friday, incluindo:
Melhor controle do estoque
Garante que seus produtos estejam controlados, tanto no ambiente físico quanto no online. O Nuvy ERP te ajuda nessa missão, pois controla os itens do estoque em tempo real, evitando que seus produtos acabem e que sejam comprados em excesso.
Excelência no atendimento ao cliente
O Nuvy ERP permite que o empreendedor ofereça um atendimento personalizado aos clientes, com informações em tempo real sobre o status dos pedidos.
Emissão de NFs para todo o Brasil
No Nuvy ERP, o empreendedor faz a emissão de notas fiscais para todo o Brasil, assegurando a venda de seus produtos ou serviços para clientes nos quatro cantos do país.
De um jeito simples, prático e seguro cumpre todas as exigências fiscais e garante a conformidade das empresas com as leis brasileiras.
Integração com os principais marketplaces
A integração nativa com marketplaces no Nuvy ERP é uma importante ferramenta para as empresas que desejam expandir seus canais de vendas e aumentar sua participação no mercado online.
Nuvy PDV Móvel
Tenha as funcionalidades de um PDV na sua maquininha de cartão. Revolucione o seu negócio e com todas as informações dentro do Nuvy ERP.
Com ele você realiza, diretamente na maquininha, suas vendas, impressão de fichas individuais, pedidos e senhas, tickets e também a NFC-e. A operação é totalmente interativa e muito simples.
Assistente virtual no WhatsApp
A correria do dia a dia faz com que algumas vezes o celular seja o maior aliado do empreendedor.
Foi pensando nisso que a Nuvy acabou de lançar a assistente virtual no WhatsApp para simplificar a visão dos principais números do negócio como:
- Saldo de contas a pagar
- Saldo de contas a receber
- Valores das vendas realizadas
- Notas Fiscais emitidas no mês
Viu, é a inteligência artificial trabalhando para quem empreende focar nos resultados!
Da Black Friday ao ano todo
O Nuvy ERP pode te ajudar a reduzir os custos da sua empresa, otimizar os processos e evitar retrabalhos através de uma gestão visual e organizada para os 365 dias do seu ano e, claro, para datas como a Black Friday.
E não para por aqui, além de todos os recursos do sistema, a Nuvy disponibiliza 30 dias grátis para você trazer a inovação para dentro do seu negócio.
Comece grátis e construa um futuro de grandes resultados para a sua empresa, estamos te esperando! 😊